Edições

Transumanismo: rio, ponte ou overdrive

O CONTEXTO:                   Segundo Rosa (2006), graças à capacidade de previsão e de intervenção do paradigma determinista newtoniano, este permaneceu sendo o paradigma que a ciência passa à sociedade e ainda é um componente essencial da visão de mundo dominante. Entretanto, com as profundas mudanças tecnológicas, nas últimas décadas esta visão de mundo sofreu um…

Demasiadamente pós-humano – Entrevista com Laymert Garcia dos Santos

(esta entrevista foi republicada aqui com permissão do autor)   Quando se trata de refletir sobre as implicações sociológicas da tecnologia, Laymert Garcia dos Santos é um dos poucos pensadores brasileiros a ir além da mera repetição daquilo que já se sabe sobre o assunto. A radicalidade de suas ideias e a maneira direta com…

The Morning after the Deluge – Moses Writing the Book of Genesis
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The Morning after the Deluge – Moses Writing the Book of Genesis

William Turner. Óleo sobre tela, 1843 Tate Britain, Londres.

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Editorial

Cosmos e contexto irá produzir, a partir de 2015, uma publicação intitulada Os Cadernos de Cosmos e Contexto. Ela terá duas edições anuais e será distribuída sob a forma de uma revista, em papel. Antecipando o conteúdo de seu primeiro número, Cosmos e Contexto apresenta sua versão eletrônica e que é dedicada à conferência Mitos…

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Cosmologias pré-socrática e budista: uma análise comparativa

Duas novas formas de ver o mundo surgiram no século VI a.C., em culturas ainda então separadas. As duas correntes viriam a revolucionar Oriente e Ocidente, mais tarde passando a interagir entre si e produzindo o que hoje chamamos de filosofia helenística. Essas visões de mundo [N.T. “worldvision” ou “weltanschauung“], a filosofia pré-socrática e o…

O Tempo antes e depois do Tempo e outras histórias edificantes

Há pouco mais de 60 anos, o cientista, romancista e político britânico C. P. Snow publicou uma obra imensamente influente: As Duas Culturas. Nela, Snow constata, e deplora, dois abismos, duas fissuras marcantes, na cultura ocidental do pós-guerra: a primeira sucedia entre os praticantes das Ciências ditas “Exatas” e os das chamadas “Humanidades”; a segunda…

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A vida antes do tempo: mitos xinguanos sobre as origens de um mundo dividido

Trabalho apresentado no seminário Mitos Cosmogônicos, no CBPF, Rio de Janeiro, agosto de 2013. Eu gostaria de apresentar aqui uma reflexão que se desdobra em dois sentidos: num primeiro momento vou apresentar uma espécie de síntese sobre a mitologia xinguana que trata das origens do mundo, mostrando que essa ideia de origem é bastante problemática…

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As leis da física e a criação do mundo

Uma das mais estranhas novidades que a ciência produziu no século XX foi a esperança de produzir uma história completa do universo, envolvendo principalmente sua etapa mais formidável e atraente, a sua origem.   Há algum tempo assisti a uma peça teatral na qual três físicos discutem questões fundamentais. Ao longo da encenação vamos conhecendo…

O Empirismo Transcendental e a Cosmologia Física

Guiados pelo farol na noite escura1, buscamos permitir que a diferença possa ser expressa como primeira e não mais submetida à identidade dos conceitos na representação. Diferença não é diversidade. Diversidade é dada, mas diferença é aquilo pelo qual o dado é dado, aquilo pelo qual o dado é dado como diverso. A representação inaugurada…

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Editorial

Chegamos a mais uma edição de Cosmos & Contexto. Seguindo o objetivo fundador desta revista, o de criar um ambiente de diálogo entre diferentes áreas conhecimento (ver em: A Revista), apresentamos neste número textos de autores de origens distintas: um antropólogo, um historiador e um cosmólogo. Começamos pela conferência Dois ou três platôs de uma…

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Dois ou três platôs de uma antropologia de esquerda

  Conferência apresentada na Mesa de Abertura “Etnografia e Antropologia da Ciência e da Tecnologia: etnografia (não ciência?) da ciência (conhecimento habitado? experiência narrada?)” — organizada por Suely Kofes e Daniela Manica, e contando, ainda, com a participação de Otávio Velho — da IV Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia (IV ReACT), realizada…

Eu não sou rei de consciências humanas

  Quando o soberano da Polônia, Miezszko I se converteu ao Cristianismo e proclamou a religião como a oficial do Estado em 966, enfrentou resistências, embora, ao longo deste século IX, sua prática se propagasse pelos territórios polacos. Oitenta anos depois da conversão oficial, os filhos e os netos de Miezszko I, que foram obrigados…