Instituto de Cosmologia Relatividade e Astrofísica (ICRA) lança livro em comemoração ao ano da Astronomia
Já está disponível o livro contendo os anais da conferência The Sun, the Stars, the Universe and General Relativity. Trata-se de uma bela edição que o Instituto de Cosmologia Relatividade e Astrofísica (ICRA), em colaboração com a International Center for Relativistic Astrophysics Network (ICRANet), publicou na ultima semana de 2011 pela Cambridge Scientific Publishers.
Dentro da programação em comemoração ao ano da Astronomia em 2009, proposto pelas Nações Unidas, o ICRA/CBPF e o ICRANet realizaram uma conferência internacional nas cidades de Fortaleza e Sobral para celebrar três acontecimentos notáveis da primeira metade do século XX e que envolveram diretamente nosso pais. Duas delas foram descobertas cientificas que estiveram na origem da física moderna permitindo o aparecimento da astrofísica relativista e da moderna física das partículas elementares.
Com efeito, a física moderna se estruturou a partir de duas grandes teorias: a relatividade geral, capaz de explicar processos gravitacionais de dimensões astronômicas e cósmicas; e a física das partículas elementares, capaz de dar sentido ao que ocorre no mundo da micro-física, no interior do átomo, no mais intimo da matéria. Uma combinação dessas duas teorias permitiu estabelecer os mecanismos que regem a estabilidade e a evolução dos objetos que observamos no universo desde estrelas até grandes conjuntos de estrelas, as galáxias.
Um tal desenvolvimento da física se consolidou a partir de três momentos cruciais:
• A observação na cidade de Sobral do eclipse solar em 29 de maio de 1919 que, segundo Arthur Eddington, corroborou – através da medida do desvio dos raios luminosos pelo campo gravitacional do Sol – a validade da previsão da teoria da relatividade geral de Albert Einstein;
• A descoberta do meson-pi por Cesare Lattes e Giuseppe Occhialini no Brasil e Cecil Powell na Inglaterra – permitindo o aparecimento da moderna física das partículas elementares;
• A compreensão do processo de colapso gravitacional, graças ao trabalho de George Gamow e Mario Schoemberg, através do processo Urca, concebido no antigo Cassino da Urca.
Nos próximos números, Cosmos e Contexto apresentará três artigos envolvendo cada um desses eventos que serviram de ponto crucial para o desenvolvimento da física das partículas elementares, da astrofísica relativista e da moderna teoria da gravitação.