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Imanência: forma de pensar e modo de existência

Por Auterives Maciel Júnior 7 de julho de 201316 de janeiro de 2017

 

Os pensamentos sobre a origem e o fim da existência, tão decantados no universo da ciência e da filosofia, exprimem uma forma de pensar transcendente que descende do mito. Há, não obstante, uma outra forma de pensar que a filosofia legou ao ocidente, antecipando a ciência: a imanência. Nesta, a razão da existência é imanente ao próprio existente, descartando, da explicação causal, a noção de origem. Pensar sem recorrer a origem é o desafio desta nova forma de pensamento. Nesta intervenção, explicitaremos as duas formas de pensar, mostrando as suas genealogias e os modos de existência que elas definem. Nosso propósito é dar relevo ao pensamento da imanência, descartando a sua importância ética e política para os seres humanos.

Autor

  • Auterives Maciel Júnior

    Auterives Maciel Júnior é doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professor do departamento de pós-graduação – mestrado e doutorado – em psicanálise, saúde e sociedade da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e professor do departamento de psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Além disso, é membro associado da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle (SPID- RIO) e leciona anualmente um curso de curta duração em Estudos da Memória no programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado - em Memória, Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É autor dos livros Os Pré-Socráticos – A Invenção da Razão. São Paulo: Ed. Odysseus; Polifonias (organizador) Clínica, Política e Criação, Rio de Janeiro: Ed. Contra – Capa, O Todo-Aberto - Tempo e Subjetividade em Henri Bergson. Rio de Janeiro: Ed. Arquimedes e Trauma e Ternura – A Ética em Sándor Ferenczi. Rio de Janeiro: Ed. 7 Letras. E-mail: autermaciel@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8221-1105

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