Editorial 30 – Ernst Mach

Esta edição da revista Cosmos e Contexto trata da questão da consciência e seus atravessamentos com artigos do livro A Transdisciplinaridade da Consciência. Ele contém alguns dos trabalhos apresentados no Encontro Internacional Transdisciplinar da Consciência, ocorrido em agosto de 2017 no Rio de Janeiro, organizado pelo grupo de pesquisa de Teorias da Consciência coordenado pelo físico Luiz Pinguelli Rosa do curso de pós-graduação História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia na UFRJ.

Entre os artigos extraídos desse livro temos o do filósofo Auterives Maciel que apresenta o tema da consciência através das confluências das obras de Carlos Castañeda, Henri Bergson e Gilles Deleuze.  Luiz Pinguelli faz uma revisão crítica sobre a questão da consciência. O psicólogo e pesquisador transdisciplinar Nelson Job discute seu conceito de vortex em relação  ao tema da consciência. O engenheiro Rogerio Mandelli trata da confluência entre ciência e tradições orientais.

Ainda nesta edição publicamos o texto da filósofa Flavia Bruno acerca dos limites da ciência comentados a partir da filosofia de Henri Bergson.

Na próxima Edição de Cosmos e Contexto apresentaremos os textos integrais do Simpósio As múltiplas interpretações de Ernst Mach ocorrido em 27 de abril (2018) no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas com artigos dos professores Leopoldo Fulgencio, Andre Koch Torres Assis, Luiz Pinguelli Rosa, Luiz Costa Lima, Flavia Bruno e Mario Novello.

Anunciamos também aos nossos leitores, dois novos simpósios organizados pela Cosmos e Contexto no CBPF:

  • Nos dias 22 a 24 de agosto deste ano (2018) teremos o simpósio Do mundo arcaico às cosmologias modernas com pensadores de diversas áreas tratando do funcionamento do universo em diferentes culturas;
  • Nos dias 26 e 27 de setembro (2018) teremos o simpósio Solidariedade,  um tema que será trabalhado à luz do direito, da ciência, das humanidades e da arte. Acompanhe em breve aqui na Cosmos e Contexto a programação completa desses simpósios.

 

Boa leitura e até a próxima edição.

Os editores