Editorial
Cosmos e contexto irá produzir, a partir de 2015, uma publicação intitulada Os Cadernos de Cosmos e Contexto. Ela terá duas edições anuais e será distribuída sob a forma de uma revista, em papel.
Antecipando o conteúdo de seu primeiro número, Cosmos e Contexto apresenta sua versão eletrônica e que é dedicada à conferência Mitos Cosmogônicos de Criação.
Teremos assim, nesse número de dezembro 2014, os textos Cosmologias pré-socratica e budista: uma análise comparativa de Gustavo Romero; A vida antes do tempo: mitos xinguanos sobre as origens de um mundo dividido de Marina Vanzolini; O Tempo antes e depois do Tempo de Luiz Alberto Oliveira; O Empirismo Transcendental e a Cosmologia Fisica de José Martins Salim; As leis da física e a criação do mundo de Mário Novello.
Estes textos foram produzidos a partir do encontro Mitos Cosmogônicos, ocorrido em agosto de 2013 no ICRA/CBPF-RJ, onde se reuniram cosmólogos, físicos, filósofos, antropólogos, matemáticos e mitólogos acerca do tema da origem do universo.
As diferentes cosmologias apresentadas naquela reunião possibilitaram visualizar parte da variedade dentre os modos de se pensar a questão da origem do mundo.
O importante nesta união de conhecimentos, não é somente encontrar os pontos em comum, mas enriquecer o olhar de cada um ao ser levado a produzir algum tipo de deslocamento a partir do olhar do outro.
Colocá-los lado a lado, possibilita a criação de encontros. É este o nosso objetivo ao publicar alguns dos textos ali produzidos.
Durante 2015, Cosmos e Contexto dará sequência às iniciativas de seus colaboradores e associados e está programando apoiar dois grandes eventos. Neste número iremos comentar somente um desses eventos que está programado para a semana de 27 a 31 de julho 2015 constituirá uma comemoração a nível internacional, do centenário da teoria da relatividade geral de A. Einstein e que tem o titulo de GR 100 in Rio. Em anexo incluímos seu cartaz de promoção. Este Evento tem praticamente a intenção de desenvolver aspectos científicos da relatividade geral. Paralelamente a essas atividades técnicas, teremos palestras de divulgação dessa teoria e das questões principais que ela colocou, em particular sua renovação da visão cientifica do cosmos. Cosmos e Contexto irá anunciar nos próximos números a data e os temas dessas palestras que serão abertas para o grande público.
Maiores detalhes poderão ser encontrados no site www. Gr100inrio.com.
os editores,
Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2014.