Editorial
Este é o primeiro número de uma revista eletrônica de cosmologia e cultura. Seu nome, Cosmos e Contexto, pretende explicitar seu caráter multidisciplinar, tendo como ponto de apoio principal a Cosmologia.
Cosmos e Contexto aparecerá no dia 15 de cada mês e seu corpo editorial é formado por cientistas e estudantes do Instituto de Cosmologia Relatividade e Astrofísica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (ICRA/CBPF).
Como nosso ponto de partida é a Cosmologia, a revista conterá sempre uma seção de informações e notícias especificamente dirigida para físicos e astrônomos.
Embora comecemos essa caminhada a partir da Cosmologia, isso não significa que nos limitaremos a uma única visão: exploraremos diferentes modos de entender o universo e o homem. Queremos compartilhar saberes, que mesmo por tradição ou interesses pessoais e/ou institucionais tenham sido declarados como opostos ou até mesmo irreconciliáveis, tendo como ponto comum a investigação do homem e da natureza.
A organização do primeiro ano (setembro 2011/agosto 2012) estará a cargo da seguinte equipe: Mario Novello (editor-chefe), Eduardo Bittencourt, Grasiele Santos, Josephine Rua e Maria Borba.
Nesta primeira edição teremos as seguintes publicações: Um tipo de cientista sem exemplo na história, por José Ortega y Gasset; Programa espacial brasileiro: impasses e alternativas, por Roberto Amaral; A Rede ICRANet no Brasil, por Josephine Rua; e O Bóson de Higgs, a aceleração do universo, a velocidade do neutrino e o Barão de Munchausen, por Mario Novello.
Esperamos dar, com esta revista, um primeiro passo na direção de propor, a partir dos diferentes saberes, uma nova forma de pensar a natureza, o homem e o nosso tempo.
Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2011,
Os editores