Luiz Pinguelli Rosa
Luiz Pinguelli Rosa, físico, diretor da COPPE/UFRJ por quatro vezes, onde era professor emérito, ex-presidente da Eletrobrás, membro Conselho do Pugwash (fundada por Albert Einstein e Bertrand Russel) e participante do Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC) até 2016, faleceu na última terça-feira, 03 de março de 2022, aos 80 anos.
Autor de livros de divulgação científica e artigos técnicos, Pinguelli dedicou-se a questão da energia, ajudando a criar o Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE. Além disso, foi também co-criador do departamento de História da Ciência das Técnicas e Epistemologia (HCTE) na UFRJ, onde são realizados estudos interdisciplinares.
Pinguelli orientou inúmeras teses de mestrado e doutorado, além de supervisionar estudantes de pós-graduação, sendo muito querido pelos alunos e colegas de trabalho. Trouxe Noam Chomsky, um dos intelectuais contemporâneos que ele mais admirava para ministrar palestras na UFRJ, além de diversos outros eventos acadêmicos que ele se propunha a realizar ou ajudar em sua realização.
No HCTE, Pinguelli mantinha um grupo de pesquisa acerca do tema da consciência, muito inspirado nas pesquisas do mesmo tema feitas pelo físico prêmio Nobel Roger Penrose.
Além de lecionar em disciplinas técnicas, Pinguelli mantinha suas aulas de Teoria do Conhecimento Científico, em que realizava uma relação crítica entre a história da ciência – sobretudo da física – e a filosofia da ciência.
Conhecido pela sua verve de esquerda, Pinguelli sempre se manifestou com contundência diante dos problemas políticos do Brasil, engajado na melhoria da educação e pesquisa.
Em função de seu falecimento, a UFRJ decretou três dias de luto oficial. O Brasil perde um pensador e líder, que deixa um legado de grandes realizações, seja no âmbito administrativo, seja no intelectual.
*
Leia os artigos de Luiz Pinguelli Rosa na Cosmos e Contexto: https://cosmosecontexto.org.br/author/luiz-pinguelli-rosa/