Editorial
Nessa oitava edição da revista Cosmos e Contexto daremos inicio à publicação de uma série de seis conferências sobre o tema “A construção do tempo”.
Ao elaborarmos nossas pautas para o segundo semestre de 2012, recebemos uma proposta de Glaucia Pessoa que nos encantou. A sugestão consistia em publicar as sessões que ela e a equipe de Graça Salgado, então presidente do Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, organizaram entre agosto e novembro de 2000 e que Glaucia teve a feliz ideia de chamar Ciclo 21. Esse conjunto de palestras consistiu em convidar diversos intelectuais para apresentar suas reflexões sobre um tema especifico. Assim, o Ciclo 21 produziu uma coletânea de propostas instigadoras para o novo milênio.
No texto introdutório dessa série, Graça Salgado explica com detalhes essa maravilhosa viagem que ela nos proporcionou. O primeiro título “Tempo absoluto, tempo relativo, tempo inexistente” foi dividido entre a estimulante palestra de Mario Novello e os diálogos que se seguiram entre ele e o físico Luiz Alberto Oliveira.
Nas próximas edições de C&C contaremos com os seguintes textos: “Sujeito e temporalidade” por Márcio Tavares D’Amaral; “Tempo da transcendência” por Leonardo Boff; “As redes do tempo: tecnologia e multitemporalidade” por André Parente; “Literatura: a reinvenção do tempo” por Affonso Romano de Sant’Anna e “O tempo do centro e o tempo da periferia: o descobrimento e a dupla temporalidade” por Antônio edmilson M. Rodrigues.
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2012.
Os editores