Editorial

Este é o quinto número de Cosmos e Contexto. Nesta edição apresentamos um panorama dos principais momentos da Cosmologia ao longo do século XX. Martín Makler fará a apresentação do pôster produzido pelos cientistas do Instituto de Cosmologia Relatividade e Astrofísica (ICRA/CBPF).

A cidade de Sobral, no Ceará, teve papel importante na aceitação da Teoria da Relatividade Geral, uma teoria da gravitação que constituiu a base da formulação da moderna Cosmologia. Cássio Leite Vieira comenta esse episódio que ainda causa controvérsias.

Como Cosmos e Contexto se pretende aberta para outras indagações, apresentamos o artigo de Nelson Job que analisa a atividade científica moderna na tradição do hermetismo. Nesse artigo o autor sustenta a inesperada tese da confluência entre magia, filosofia e ciência.

Eduardo Bittencourt anuncia os 35 anos da Brazilian School of Cosmology and Gravitation, que neste ano fará sua 15a edição.

Rio de Janeiro, 15 de abril de 2012.

Os editores

Autor

  • Professor Emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Fisicas (2012), publicou diversos livros de divulgação científica e mais de 150 artigos científicos em prestigiosos periódicos internacionais, e orientou inúmeras dissertações de mestrado e teses de doutorado no CBPF.