Editorial
Na décima sexta edição de Cosmos e Contexto, Cristina Vaz Duarte da Cruztrata da interdisplinalidade quanto ao estudo da seminótica das instâncias, ampliando seu alcance e permitindo que a busca pelo sentido transite por diversas disciplinas. Em Semiótica e Interdisciplinaridade, a autora retoma a proposta de Jean-Claude Coquet estabelecendo um diálogo entre a fenomenologia e a linguística.
Apresentamos também o artigo de Max Lima da Silva sobre as Interfaces da música e da literatura: Bandeira e Ravel, no qual o autor analisa as estruturas polifônicas e contrapontísticas construídas sob os ritmos das obras poéticas de Manuel Bandeira e a transposição interartísitica do nível poético para o nível musical presentes nas composições de Ravel. Nessa mesma edição anunciamos o evento em comemoração aos 10 anos do Instituto de Cosmologia e Astrofísica a ser realizado em novembro de 2013.
A partir do próximo mês, publicaremos o primeiro mito cosmogônico que será contado pela C&C. A história da criação do universo dos egípcios (circa 3000 AC) iniciará o prelúdio do evento sobre os diferentes modos de representação do Mundo, promovido pela Cosmos e Contexto entre os dias 29 e 30 de agosto de 2013, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
Rio de Janeiro, 21 de março de 2013.
os editores