Pular para o Conteúdo

Cosmos & Contexto

  • A revista
  • Edições
  • ArtigosExpandir
    • Encontros C&C
  • Vídeos
  • Contato
Cosmos & Contexto

Curso de Leitura – O universo inacabado: a nova face da ciência

Por Maria Borba 5 de novembro de 202419 de novembro de 2024

A partir de novembro irei oferecer um curso que se dedicará a realizar uma leitura exclusiva e comentada do livro “O universo inacabado: a nova face da ciência”, do cosmólogo Mário Novello.

Novello é pesquisador emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Doutor Honoris Causa da Universidade de Lyon (França) pelos seus estudos sobre a origem do universo, e um dos principais responsáveis por trazer o estudo da cosmologia para o Brasil.

Sua compreensão acerca da atividade do cosmólogo, na medida em que recupera questões que nos são fundamentais – por que existe alguma coisa e não nada? – coloca a cosmologia como uma prática de pensamento que está em diálogo direto com outras áreas do conhecimento, como por exemplo a filosofia.

Neste livro, lançado em 2018, Novello irá passar por quatro temas que têm posto em questão a ordem científica vigente. São eles: a variação cósmica das leis físicas; o conceito de liberdade (tal como trabalhado pela prática científica moderna); as questões que envolvem os infinitos e o vazio na física; e, por fim, o pensamento acerca da origem do universo.

Através da compreensão dessas questões, poderemos acessar de que modo a cosmologia, enquanto prática científica, vêm movimentando os alicerces daquilo que fomos acostumados em entender como ciência, e nossa relação com ela.

Neste curso iremos percorrer o desenvolvimento dessas idéias por dentro, e acessar a potência de pensamento que a cosmologia contemporânea nos oferece para pensarmos não apenas o universo, mas também nosso lugar diante dele.

1° encontro: Preâmbulo; Prólogo; A nova face da ciência

2ª encontro: Liberdade na física, no direito, na filosofia: inesperadas semelhanças; O infinito e as formas físicas

3° encontro: Os vazios e seus infinitos: elogio à imaginação; As leis da física e a criação do mundo

4° encontro: Manifesto cósmico

Duração: 4 encontros de 2h de duração cada um.

Início: primeira semana de novembro, em data e horário a combinar.

Modo: online

Investimento: 250,00

Inscrições: mariaborba@gmail.com

Maria Borba é artista e pesquisadora. Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, Mestre em Cosmologia e Gravitação pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (ICRA/CBPF), trabalha na relação entre o pensamento científico e outras áreas do conhecimento. Cofundadora do Instituto Comum, espaço dedicado a abrigar e desenvolver trabalhos artísticos e pesquisas realizadas em diversas práticas do saber.

Autor

  • Maria Borba

    Maria Borba é física e artista.

Navegação de Post

Anterior Anterior
Bifurcação no Universo
PróximoContinuar
Atualidade de Giordano Bruno

Cosmos e Contexto —

Revista eletrônica de cosmologia e cultura.

Diretor e Editor-chefe
Mario Novello
Comitê Executivo
Mario Novello, Nelson Job e Flavia Bruno
Edição de web, programação e design
Flavia Schaller

ISSN: 2358-9809

Contato —

Rua Dr. Xavier Sigaud, 150 - Urca
Rio de Janeiro - RJ
CEP 22290-180
(21) 2141 7215
contato@cosmosecontexto.org.br

Política de Privacidade —

A Cosmos e Contexto jamais divulgará seus dados sem a sua expressa autorização.

Últimos Artigos —

  • A distopia como questão atual do Pensamento
  • Mario Novello, o cosmólogo
  • Século 21: Questões atuais do pensamento – Vídeo
  • A Psicanálise e o Desamparo – Flavia Bruno
  • Século 21: Questões Atuais do Pensamento – conferência

© 2025 Cosmos & Contexto

Rolar para Cima
  • A revista
  • Edições
  • Artigos
    • Encontros C&C
  • Vídeos
  • Contato
Pesquisa
Send this to a friend