Soto 70
NOTÍCIA /
por Luis Fernando Mello //
15-03-2012 ///
Jorge Manuel Sotomayor Tello nasceu em 25 de março de 1942, em Lima, no Peru. Seu interesse pelo estudo da Matemática apareceu graças aos ensinamentos de seu professor Cyro Herrera, por volta de 1957, durante o período em que estudou no Colégio Nacional 2 de Mayo. Em 1959, ingressou na Universidade de San Marcos, em Lima, onde concluiu o bacharelado em Matemática em 1962.
Foi na Universidade de San Marcos que Sotomayor recebeu a influência de José Tola, Gerardo Ramos e José Ampuero. Por recomendação de Tola, e com apoio do matemático brasileiro Maurício Peixoto, foi admitido como estagiário no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro, onde concluiu o doutoramento em 1964, sob a orientação do Professor Peixoto, com a tese intitulada Estabilidade estrutural de primeira ordem e variedades de Banach. Entre 1965 e 1969, lecionou Matemática no Peru e nos Estados Unidos.
Em 1969, ingressou no corpo de pesquisadores do IMPA permanecendo até 1992. Em 1993, obteve o cargo de professor titular no Instituto de Matemática e Estatística da USP, onde permanece até hoje.
Jorge Sotomayor tem contribuído para o desenvolvimento da Teoria qualitativa das equações diferenciais ordinárias de diversas formas, tanto na publicação de artigos de pesquisa, quanto na formação de pesquisadores, sempre com a originalidade que lhe é peculiar.
Dentre os livros publicados, destaca-se Lições de equações diferenciais ordinárias, considerado obra de referência nos cursos de pós-graduação sobre o tema no Brasil.
O livro Foundations of mechanics de Abraham e Marsden, leitura obrigatória no estudo da mecânica clássica e dos sistemas dinâmicos, traz, na segunda edição, o seguinte comentário na página 544:
A origem da Teoria das bifurcações, como um ramo da dinâmica diferenciável, é geralmente atribuída à Poincaré, o pai da dinâmica. A ênfase atual – sobre a relação entre bifurcações e estabilidade estrutural – começa com os trabalhos de Andronov e Leontovich. Esta teoria assumiu sua forma moderna durante os anos da década de 1960, especialmente nos trabalhos de Sotomayor.
A influência de Jorge Sotomayor na matemática brasileira, na área de equações diferenciais, é grande e para a celebração do seu 70º aniversário será organizado um evento intitulado IV Workshop on dynamical systems, on occasion of Jorge Sotomayor’s 70th birthday, no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, de 30 de maio a 1 de junho de 2012. Mais informações podem ser obtidas no sítio do evento – www.soto70.com.br.
– – – – –
* Luis Fernando Mello é matemático, professor da Universidade Federal de Itajubá e um dos organizadores do IV Workshop on dynamical systems, on occasion of Jorge Sotomayor’s 70th birthday.